
Mármore ou granito para a sua cozinha
Na hora de remodelar a sua cozinha é muito frequente a questão dos materiais que serão utilizados para a obra uma vez que não todos os dias que uma obra desta magnitude se faz.
Uma das questões mais colocadas são acerca da escolha do tipo e estilo de pedra que será utilizado para cobertura das bancadas, ilhas, suportes e acessórios.
Quase que incontornável a comparação entre o mármore e o granito. Um dos materiais mais utilizados em projetos exteriores assim como interiores devido a sua durabilidade. Embora se trate de pedras diferentes tem composições são iguais. E por serem naturais podem ser encontradas em diversas variações de tons, dando assim um acabamento diferenciado.
Agora a que gostos se refere existem muitas e variados modelos, cores estilos. e claro sem esquecer a questão de praticidade. Os prós e contras de cada uma.
No caso do Granito;
As vantagens:
- Dado a sua origem magmática lhe permite suportar temperaturas elevadas.
Contrariamente ao mármore
- Pela sua forma pouco rugosa impede que a água infiltre com facilidade protegendo a cor
O mármore sendo assim mais poroso permite que as humidades o afetem e percam a cor
- Pela sua composição goza de alta resistência aos agentes químicos ou abrasivos permitindo assim a utilização de produtos de limpeza utilizados frequentemente.
Já o mármore afeta-se com químicos e abrasivos
Desvantagens:
Pela sua dureza o granito pode sobrecarregar devido ao peso nas partes em madeira com pernas
A sua frieza também é uma desvantagem para os sítios de temperaturas mais baixas.
Contudo a pedra ganho o seu espaço em detrimento das cerámicas devido à sua durabilidade e baixa abrasibidade . Embora o porcelanato seja mais vistosos sofrem riscos e perdem facilmete o seu brilho com o decorrer do tempo.